Criei e desenvolvi um método baseado na analogia da constituição das árvores e seu ambiente, em que, qualquer profissional, estudante ou mesmo entusiasta do branding, pode facilmente entender e multiplicar este processo, em qualquer porte de empresa, desde o colaborador operacional, níveis de liderança e até mesmo ao CEO. 

Com este livro, você pode aplicar os princípios do branding de forma didática, e facilitar a jornada para criar uma base sólida para a criação de marca com um propósito autêntico. Além disto, poderas tornar sua carreira mais exitosa.    

A árvore, suas partes e seu ambiente, são elementos vivos com uma dinâmica muito semelhante ao ambiente corporativo; Será assim que trataremos o branding, de forma simples e funcional.

A empresa precisa de uma idéia seminal, assim como árvore depende da semente. Ambas serao a origem de uma estrutura que se propõe a produzir frutos e benefícios, ter uma jornada autêntica e nutrir o seu corpo para crescer, desenvolver e alcançar os objetivos futuros, ou seja, sua visão. A semente tem o potencial de se desenvolver e formar as raízes, que definirão a razão de existir, seu propósito e, através da formação do tronco, expressar seus atributos, a maneira pela qual irá entregar seu propósito. Os galhos são a estrutura pela qual a identidade se apresenta, gerando, a partir daí, folhas, flores e frutos, resultados esperados pelos esforços conjuntos da árvore e sustentado pela raiz por meio de uma essência única, sua promessa. Depois, temos a presença das folhas que captarão a energia necessária para que a árvore possa operacionalmente gerar flores e frutos. Na sequência, as flores expressam a personalidade da árvore, ou da marca, maneira pela qual as pessoas irão percebe-la e que será o meio pelo qual os frutos são geridos. O conjunto da árvore projeta uma extensão de sombra que definimos como emoção causada pela árvore, ou seja, a área de abrangência desta nas diversas fatias e nichos possíveis de mercado. Os frutos, ou produtos, são a expressão mais perceptível e funcional das entregas. No entanto, temos ainda uma dimensão superior de benefícios, que vem a ser o valor simbólico - existencial - e que entrega um estado de emoções além das clássicas entregas materiais ou funcionais. Na natureza da árvore, esta dimensão e quase metafísica na ligação com as pessoas, assim como nas empresas com as marcas. Falo de uma ligação que ocorre no inconsciente e que representa a mais significativa motivação para usufrui-las, o ar puro processado pelas árvores que simboliza o status de engajamento e confiança que as marcas representam na mente das pessoas.    

Vamos detalhar todas estas fases da formação da árvore e da marca, bem como propor um roteiro simples que pode ser aplicado em sua jornada profissional, facilitando o seu desafio de construir marcas de valor através de exercícios em grupo.

O meu desafio e capacitar o leitor a entender e fornecer ferramentas de trabalho para que possa aplicar o branding em qualquer tipo e tamanho de empresa, de forma clara e facil. O objetivo e que este modelo seja multiplicado nas demais áreas de seu negócio, em especial aquelas que nunca tiveram contato com o branding, design estratégico ou marketing.    

Abordamos o tema em seis capítulos, ao longo de 346 pginas repletas de ilustrações coloridas e originais, subdivididos em partes que facilitarão o aprendizado. 

O livro é um tool kit que vai lhe ajudar a implementar o processo de construção de marcas consistentes.